quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mescaleros

Parte I - 52 páginas
No Arizona, perto da fronteira com o México, índios Mescaleros tem atacado as diligências que fazem a rota Nogales e Tucson. Ao contrário de outros ataques praticados por índios, estes se caracterizam pelo roubo dos pertences e pela assassinato dos passageiros. O último ataque, porém, deixou um sobrevivente: o condutor que salvou-se ao fingir-se de morto.
Em Tubac, Tex, Carlso, Kit e Tigre são informados do acontecimento e partem para perseguir os índios, com a única pista que possuem: o nome do líder do grupo, Lucero, que foi ouvido pelo sobrevivente.
Seguir os rastros dos índios não é nada fácil, pois estes se dispersam aos poucos e se disfarçam de mexicanos, para se misturarem aqueles que pastoreiam na região. Inclusive, Lucero, assume o papel de Don Fabio, o grande propreitário de terras.
Separados, Tex e Carlson não conseguem ir adiante com as informações dos mexicanos, enquanto Tigre e Kit saem no rastro de Lucero.
Parte II - 110 páginas
No forte Bayard, Tex é repreendido pelo capitão Brokman por ter atravessado a fronteira mexicana. Tex decide agir por contra própria no caso.
O ranger vai visitar os índios Chiricahuas, para obter melhor informações e apoio na caça aos mescaleros. Os índios não podem ajudar muito, mas prometem ajudá-los, pois o exército quer expulsá-los das terras pois acreditam que a tribo está envolvida nos assaltos.
Em Tombstone, conversando com o xerife local, Tex recebe uma nova pista: Lucero pode ser um índio que fora acolhido pela Missão de São Xavier. Após um incidente com uma dupla que ofendia Tigre, e que acabaram sendo mortos, Tex decide ir a Missão;
Lucero é informado pelo seu espião Meandros, que obtem informações com seu papel de humilde mercador, de que os rangers estão em seu encalço. Lucero manda Meandro e Griego matarem o condutor que sobreviveu ao assalto e vai ele mesmo até a Missão eliminar aqueles que o conheciam. Ambos os planos são bem sucedidos.
Tigre e Kit perseguem Meandros e Griego e descobrem o plano de ambos e como estes se separam, decidem fazer o mesmo.
Tex e Carlson chegam a Missão e confirmam a informação que Lucero era o antigo missionário.
Griego acaba se atolando na areia movediça.
Parte III - 110 páginas
Griego consegue escapar da areia movediça mas no confronto contra Tigre acaba sendo morto.
Em Nogales, os rangers traçam um plano com o xerife para usar o ouro da região como isca para os mescaleros.
Uma dupla de índios Chiricahuas ao investigarem pistas sobre os mescaleros são mortos em confronto com os pastores mexicanos. Tigre chega depois e encontra um dos índios com um tufo de lã nas mãos e acredita que seja uma mensagem.
No forte Huachica, Tex consegue apoio dos militares para que estes realizem patrulha na região da fronteira.
Em Sierra Vista, Tex arquiteta seu plano com o xerife. A ideia é convencer Medranos de que ele realizará o transporte de ouro em sua carroça para que os índios não ataquem, enquanto a diligência estará ocupado pelos rangers.
Informado por Medranos os mescaleros atacam a carruagem, mas são surpreendidos pela presença dos rangers nela. Percebendo a armadilha, os índios matam Medranos e conseguem furgir com algumas baixas. Lucero, inclusive, é alvejado.
Na caça aos mescaleros Tex descobre que estes se disfarçam de mexicanos.
PARTE Final - 48 páginas
Seguindo as orientações de Tex, os soldados começam a prender os mescaleros disfaçados de mexicanos. Os rangers partem atrás do rastro de Lucero. Este queima sua fazenda e manda seus empregados embora, o que revela seu disfarce para Tex.
Muito debilitado pelo sangue não consegue estancar, Lucero consegue chegar até a Missão, onde devolve a cruz que havia roubado, perde perdão e acaba morrendo.
Tex e seus companheiros chegam a missão logo depois.
Revista: Tex Coleção n. 203 a 206
Roteiro: GL Bonelli
Desenho: G Letteri

Nenhum comentário:

Postar um comentário